Seguidores

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Hoje é o dia mundial dos gatos.

Sem essa de disputar Gatos X Cachorros, por favor! Os dois, bem como todos os demais animais, são preciosos. O problema está é com os seres humanos que, entre outras boçalidades, criam essas rixas inúteis. Não é preciso escolher: ame todos e você será amado de volta por eles em dobro, com o amor mais puro e sincero!




Gustav Klimt, o maior pintor austríaco, expoente máximo do Simbolismo e do Art Nouveau, era apaixonado por gatos. Tinha vários, mas o seu xodó era Katze, que viajava nas férias com ele para todos os lugares e o ajudava no estúdio, distraindo as modelos que posavam para os seus quadros.


Klimt e Katze em 1912.


Tão notória foi essa amizade, que virou livro para crianças:



Ouça a leitura do livro em inglês.


Curta agora alguns quadros desse exuberante artista:




























Há um filme muito interessante sobre esse último quadro, que é o Retrato de Adele Bloch-Bauer (1905). Trata-se da batalha judicial de Maria Altmann, sobrinha da retratada, para reaver os direitos sobre o bem de sua família. O quadro fora confiscado pelos nazistas e, ao fim da Segunda Guerra, permaneceu na Áustria como patrimônio nacional, na  Galeria do Estado da Áustria. Maria Altmann é interpretada por Helen Mirren e seu jovem advogado, por Ryan Reynolds. O filme chama-se A Dama Dourada (2015) e você pode assisti-lo dublado clicando na imagem abaixo:






Veja homenagens aos felinos nos outros signos:

Blog dos Librianos

Blog dos Aquarianos

Blog dos Taurinos

Blog dos Leoninos

Blog dos Escorpianos

Blog dos Geminianos

Blog dos Virginianos

Blog dos Piscianos

Blog dos Capricornianos

Blog dos Sagitarianos

Blog dos Arietinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário